Instituto Federalista e Instituto Sagres lançam o primeiro curso de pós-graduação em Geopolítica e Segurança Pública.
Ao identificar a necessidade de preparar lideranças civis para a compreensão do sistema e das políticas de defesa e de segurança pública, desde 2018 as duas entidades passaram a atuar em conjunto para formatar um curso que atendesse a esse objetivo. Ambas são detentoras de profissionais altamente qualificados em seus quadros, sobretudo na área de defesa e segurança pública, o que facilitou a elaboração do plano pedagógico do curso, de modo a cobrir uma ampla gama de temas e, simultaneamente, permitir o desenvolvimento das habilidades necessárias nos alunos.
O Instituto Sagres é uma entidade fundada por oficiais de alto escalão da reserva das Forças Armadas, dedicado ao estudo e pesquisa na área de estratégia e consultoria, já o Instituto Federalista atua na área de pesquisa das grandes necessidades e potencialidades nacionais. Desse modo, a atuação complementar dos dois institutos facilitou a criação desse curso inovador, que agora será executado por uma importante instituição de ensino de nível superior, a UPIS.
Não é desconhecido da maioria das pessoas que o mundo transita em uma fase de enorme insegurança. Grandes e aceleradas transformações trazem riscos à segurança nacional e se refletem no interior dos países, gerando insegurança às suas populações, por isso é preciso saber identificar e interpretar esse jogo de poder que afeta a todos nós.
Obviamente, só isso não basta, é preciso também conhecer os métodos corretos de tomada de decisão, bem como as suas técnicas e ferramentas, aplicando-as adequadamente nos contextos organizacionais onde elas se fazem necessárias.
Por fim, é imprescindível conhecer o sistema de segurança pública do Brasil, sua estrutura e processos, assim como os obstáculos e ameaças à consecução das suas finalidades.
No meio militar esses conhecimentos são correntes, já que defesa e segurança pública é a sua missão precípua, e por isso os seus profissionais são altamente preparados. Porém, no meio civil, parece haver desconhecimento dessa área tão importante para a vida nacional, da nossa sociedade. A privação de conhecimento tão essencial nos dias turbulentos em que vivemos, de certa forma impossibilita que a sociedade contribua com o estado e com as forças de defesa e de segurança. Assim, um curso que aborde tais temas dará a todos aqueles que desejam contribuir com a nação, seja nos meios de comunicação, divulgando, criticando, analisando ações das forças de segurança, propondo medidas preventivas ou corretivas, ou a todos os que aspiram ocupar algum cargo eletivo ou não no Estado, um diferencial que o projete como uma liderança de alto valor.
No mesmo sentido, os conhecimentos que serão repassados por professores altamente qualificados e com grande experiência em suas respectivas áreas oferecerão condições adequadas para que todos os que exerçam cargos de gestão em empresas públicas ou privadas possam compreender como os aspectos e sistemas de defesa e segurança pública impactam tanto as estratégias das entidades em que atuam como a suas operações.
Sem dúvida, qualquer pessoa que se interesse em conhecer as estruturas, processos, politicas públicas de defesa e de segurança, independentemente da área em que atue, será muito beneficiada ao participar desse importante e inovador curso de pós-graduação.
Veja aqui o convite do Ex-Comandante da ECEME – Escola de Comando e Estado-maior do Exército – e um dos organizadores deste curso, o GENERAL DE BRIGADA da reserva do Exército, ROCHA PAIVA.
Para mais informações acesse: https://pos.upis.br/cursos/pos-graduacao-geopolitica-e-seguranca-publica
Não perca tempo, FAÇA ISSO AGORA MESMO!