História do Instituto Federalista

O Instituto Federalista foi fundado no ano de 2005 com o objetivo de atuar na difusão do federalismo. Antecedendo à sua fundação, em 1991, Thomas Korontai criou o Movimento Federalista, na cidade de Curitiba. Inicialmente sua atividade foi completamente informal, de maneira a expandir para o público leigo o conhecimento do federalismo, já que no ambiente acadêmico o tema sempre foi debatido, embora na maioria das vezes sem maiores conseqüências práticas. Na medida em que avançava o interesse pelo tema em diversas áreas da Sociedade, o fundador sentiu necessidade de organizar melhor as idéias que havia concatenado e se organizava na forma de uma proposta de federalismo adequada às condições do Brasil. Assim, em 2005 reuniu um grupo de militantes das idéias federalistas e fundou uma entidade cuja finalidade seria voltada a formulação teórica, formação adequada de especialistas em federalismo, difusão por todos os meios  possíveis e auxilio técnico a todas as entidades privadas, públicas ou estatais que necessitassem dos seus conhecimentos, na forma de consultoria e assessoria.

Este trabalho não se desenvolveu na velocidade pretendida devido a diversos problemas, naturais em entidades iniciantes e em um país com enormes dificuldades de lidar com o conhecimento. As primeiras atividades resumiram-se a elaboração dos primeiros manuais explicativos do federalismo direcionados para o público não-técnico, o cidadão comum. Para o público político o Instituto realizou palestras em diversas entidades públicas e privadas por todo o País, sobretudo em  faculdades e universidades e algumas casas legislativas, além de congressos e eventos na Câmara dos Deputados. Paralelamente marcou presença na mídia participando de entrevistas em programas de TV, jornais e revistas, bem como importantes eventos em associações representativas como as Comerciais, Industriais, de produtores rurais, etc. Realizava ainda mini fóruns de quatro horas em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, a partir de 2013.

Aos poucos este trabalho apresentou seus frutos. Em 2018 foi realizado o 1º Encontro Federalista, em Curitiba, no mês de Julho. Ainda no mesmo realizou-se o 1º Fórum Federalista Nacional, no mês de outubro, também em Curitiba, com grande sucesso. Diversos palestrantes do Brasil e do Exterior participaram do Fórum. No ano de 2019 realizou-se o 2º Fórum Federalista Nacional com igual sucesso. Assim, os trabalhos do Instituto Federalista começaram a se ampliar e o federalismo começou a ser debatido em diversos eventos no Brasil, tornando-se um tema corrente nas propostas e diálogos dos cidadãos brasileiros, ressoando a difusão iniciada de modo organizado em 2005.

Objetivos

O Instituto Federalista nasceu devido à compreensão de que o aprofundamento, tanto teórico quanto social das propostas federalistas necessitava de uma organização dedicada a este objetivo. Para que uma entidade realize um objetivo necessita estruturar-se de modo que seja possível alcançá-lo.

A finalidade do Instituto Federalista é promover uma mudança de mentalidade na população brasileira de modo que resgate as suas raízes democráticas originárias, concretizada no autogoverno das primeiras cidades fundadas no Brasil, e sua antiga estrutura “federal” existente nos primeiros séculos da formação da nacionalidade brasileira, influenciando, dessa forma, na estruturação de um estado federal mais condizente com a nossa realidade.